Higienista Ocupacional Certificado – HOC: Aprenda com ele!
O Profissional de Saúde e Segurança que deseja se certificar como Higienista Ocupacional necessita ser portador de Diploma de Nível Superior nas áreas das Ciências Exatas ou Biológicas, ser membro da ABHO por mais de 6 meses antes da data da prova, ter dois anos de experiência em HO e uma carga horária de no mínimo 180 (cento e oitenta) horas de cursos em temas ligados a Higiene Ocupacional. E ainda, será avaliado por um Comitê Permanente de Certificação, por meio de Provas de Títulos e de Conhecimentos com questões dissertativas e objetivas que exige 7 (sete) como nota minima para ser aprovado.
Para tal aprovação, o candidato precisa suar um pouco, as matérias são multidisciplinares, extensas e com certa dificuldade. Como exemplo, é necessário estudar os princípios de higiene ocupacional, os agentes químicos, físicos e biológicos, antecipação dos riscos ambientais, reconhecimento, avaliação e controle da exposição ocupacional, os limites de exposição ocupacional, estratégias de amostragem, coleta de amostras, monitoramento da exposição ocupacional, controle biológico da exposição epidemiologia ocupacional, entre outras.
É indispensável ainda, a leitura de no mínimo os textos legais de Segurança e de Medicina do Trabalho, as Normas de Higiene Ocupacional – NHOs da Fundacentro, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, o Manual de Proteção Respiratória, o Programa de Conservação Auditiva e o último TLVs® e BEIs® da ACGIH traduzido pela ABHO para o português.
Lembro de ter relido o livreto pelo menos 5 vezes até construir massa crítica para realizar a prova e ter sucesso. Muitos fazem a prova mais de uma vez, até conseguir a tão sonhada certificação e quando ela chega é uma alegria sem fim.
Segundo a literatura, certificação é a declaração formal de comprovação, emitida por quem tenha credibilidade ou autoridade moral. Ela deve ser formal, declarar que determinada coisa, status ou evento é verdadeiro.
Partindo dessas afirmações, um Higienista Ocupacional Certificado tem muito a contribuir com os estudantes, os novos profissionais, os que desconhecem a ciência e a arte chamada Higiene Ocupacional. Há uma certeza que 8, 16, 24, 40 horas é o início do conhecimento no tema, não há mágica, não há milagres, há sim, necessidade de muito estudo para conhecimento e atuação.
Ao escolher seu próximo curso, dê credito aos Higienistas Ocupacionais Certificados, você vai notar algumas premissas que fazem a diferença, a preparação do material, o raciocínio lógico e a condução ao pensamento crítico e refletivo, além de outras competências que contribuirão para que você possa conseguir a certificação. Ratifico a importância desta conquista para o Higienista Ocupacional e ressalto a necessidade da participação em programas de educação continuada para manter a certificação, como se exige atualmente nos EUA.
Inicie seus estudos, filie-se a ABHO, participe do Congresso, das Feiras, enfim, junte se a nós!
Fonte:
http://www.abho.org.br/filiacao-e-certificacao/certificacao/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Certifica%C3%A7%C3%A3o
Autor: Marcos Jorge G Nunes – Consultor